Controlo de admissão – gestão segura do número máximo de pessoas em espaços
Os limites superiores para o número de pessoas num espaço impostos pelo governo levanta novas questões para os operadores de edifícios de acesso público. Como se pode garantir que as pessoas esperem do lado de fora, por já ter sido atingido o número máximo de pessoas no interior? E como é que um sistema de automatização pode indicar com precisão que se pode voltar a entrar no edifício?
Controlar caminhos e grupos de pessoas
Sistema automático de porta no Centro Comercial Akbati em Istambul, Turquia © Tarık Kaan Muşlu / GEZE GmbH
O controlo de fluxo de clientes e os conceitos para separar pessoas em edifícios públicos sempre tiveram um papel importante para os operadores. A pandemia da COVID-19 acentuou ainda mais estas considerações, porque o controlo do fluxo de clientes envolve a análise do número de clientes e os caminhos que estes percorrem, detetando e controlando os mesmos de forma correspondente. O controlo de fluxo gere o acesso aos edifícios – mesmo com um número elevado de pessoas. Muitas vezes, isto é conseguido com recurso a sistemas especiais de separação de pessoas, como cruzes rotativas ou portas giratórias. A função principal dos sistemas de separação de pessoas é garantir que apenas pessoas autorizadas possam entrar, de forma controlada e em segurança, num edifício ou em divisões.
Abrandar para uma melhor experiência de compras
Os conceitos de controlo de fluxo e separação de clientes focam-se em dar espaço aos clientes ou visitantes: por exemplo, portas giratórias em entradas de aeroportos, lojas ou centros comerciais abrandam o acesso – garantindo um fluxo contínuo de visitantes. Se entrassem muitas pessoas ao mesmo tempo num centro comercial, por exemplo, haveria congestionamentos constantes, o que iria afetar a experiência de compras do cliente. Neste caso, o sistema de separação de pessoas permite a cada cliente entrar no espaço individualmente, sem estar rodeado por outras pessoas, dando-lhe a possibilidade de ver melhor as lojas existentes. Estes sistemas são frequentemente combinados com a contagem de pessoas, mas, na maioria das vezes, são usados meramente para fins estatísticos, para otimização do fluxo de clientes. O que se segue é de interesse para os comerciantes: Quantos clientes entram na loja e a que horas? Que caminhos fazem os meus clientes e a que horas? No entanto, atualmente, muitos destes sistemas não oferecem o controlo de admissão, fechando automaticamente as portas quando é atingido um número específico.
É permitido entrar? A autorização é verificada através de um controlo de admissão convencional
Estamos todos familiarizados com o simpático senhor na receção, o elegante assistente na ópera ou o segurança encorpado. Por vezes, o controlo de admissão continua a ser um trabalho inteiramente manual, uma vez que, na maior parte dos casos, está relacionado com um privilégio ou serviço, em que apenas pode ser concedido acesso a pessoas autorizadas. Num contexto mais abrangente, o controlo da autorização é realizado, cada vez mais, por sistemas digitais de controlo de acesso, como nas entradas para estádios ou em aeroportos. No passado, a gestão específica de acessos por forma a manter as pessoas distanciadas ou para limitar o número de pessoas de modo a evitar uma infeção viral, por exemplo, não era importante. O principal objetivo é controlar a autorização de acesso de forma segura e rápida. As portas abrem apenas depois de uma verificação bem-sucedida.
Combinar controlo e autorização: uma nova necessidade encoraja a criatividade
Para regular o número de pessoas na loja ou no centro comercial, muitos comerciantes usam elementos do controlo de admissão clássico. Frequentemente, está pessoal adicional nas entradas, para contar quantas pessoas estão no edifício. Quando um cliente sai da loja, entra outro – uma tarefa morosa e que não está isenta de falhas. Outros operadores de loja usam um número limitado de carrinhos ou cestos de compras para regular o número de pessoas. Em alternativa, confiam em sistemas de semáforo construídos por eles, que mostram, se naquele momento, é permitido entrar na loja.
GEZE Counter – a solução profissional para o controlo digital de admissão
Com o GEZE Counter disponibilizamos uma solução que intuitivamente combina as opções de autorização e de controlo do fluxo de clientes. Ao ligar o GEZE Counter às funções tradicionais da porta do comerciante, este permite o controlo eficaz do fluxo de clientes e, ao mesmo tempo, impede o acesso quando são excedidos limites predefinidos. Isto permite aos comerciantes implementar instruções regulamentares, por exemplo, ao longo da pandemia da COVID-19, ao mesmo tempo que se concentram totalmente no seu negócio.
GEZE Counter – benefícios e vantagens
- A utilização da porta como uma barreira física clara de controlo de acessos alivia o pessoal e elimina a necessidade de serviços de segurança
- Sistema modular e pouco invasivo que pode ser integrado nos sistemas existentes
- Definição flexível do atual número máximo permitido de pessoas (limite superior)
- Conformidade eficiente e segura com instruções regulamentares
- Indicador de visualização opcional do estado de ocupação para clientes, através de uma função de semáforo na zona da entrada
Como é que o controlo de admissão funciona com o GEZE Counter?
Os sensores do GEZE Counter registam cada pessoa que entra ou sai da loja. Assim que é atingido o número máximo de pessoas permitido, a porta de entrada fica fechada para quem está do lado de fora. Continua a ser possível sair da loja, e é assegurada a segurança dos caminhos de saída de emergência. Quando é atingido o número máximo de pessoas num determinado espaço, a barra de LED na porta automática fica vermelha – como sinal visual para as pessoas esperarem lá fora. Assim que as instalações fiquem vazias, as portas são desbloqueadas. O display na porta muda para verde e indica às pessoas que estão à espera que agora podem entrar na loja.
Interligação inteligente e opção de reapetrechamento
O GEZE Counter Connect está interligado e permite ao utilizador fazer inúmeros ajustes e avaliações em tempo real. Como resultado, os operadores podem regular convenientemente o número máximo de pessoas a partir do seu smartphone, ver a capacidade atual e obter estatísticas sobre os fluxos de clientes em diferentes visualizações. O GEZE Counter Connect pode ser instalado como uma solução completa ou como uma atualização aos sistemas existentes. É compatível com todos os sistemas automáticos de portas GEZE e com muitos sistemas de outros fabricantes*.
*Todos os sistemas de portas de correr GEZE podem ser equipados com o GEZE Counter Connect. A compatibilidade de produtos de terceiros deve ser verificada primeiro.
O GEZE Counter pode ser flexivelmente ajustado às instruções regulamentares em mudança, e garante o funcionamento contínuo do setor do retalho. Graças ao controlo automático de entradas, os funcionários podem voltar às suas reais tarefas.
Sebastian Krannich, Gestor de Soluções Comerciais/Gestor do Produto GEZE CounterControlo de admissão seguro com o GEZE Counter
O sistema de controlo de admissão modular GEZE Counter
O GEZE Counter engloba dois componentes, dependentes um do outro – o GEZE Counter Connect e a extensão GEZE Counter Connect.
GEZE Counter Connect
O GEZE Counter conta todas as pessoas que entram ou saem do edifício. © GEZE GmbH
O pacote básico inclui o sistema de contagem (gestão de contagem) com
-
tecnologia de sensor de contador e um elevado grau de precisão
-
Software para definir o número máximo de pessoas
-
Criação e avaliação dos fluxos de visitantes
A conexão da porta é integrada como uma atualização ao sistema automático de porta existente, através de uma caixa lógica com a porta como barreira física.
GEZE Counter Connect extension
Uma luz vermelha sinaliza que a entrada está, de momento, bloqueada. © GEZE GmbH
A extensão opcional ao GEZE Counter Connect oferece ainda:
- A visualização do estado através de uma função de semáforo
- A confirmação visual se a entrada é permitida
Um investimento que compensa a longo prazo
Aspeto positivo generalizado do GEZE Counter: O número de pessoas num edifício pode ser ajustado a qualquer altura, para que seja “agradável” para as pessoas que estão lá dentro. Os operadores podem facilmente definir limites superiores específicos a qualquer momento e de forma individual, para impedir o risco de infeção por Covid-19 devido ao excesso de pessoas na loja, por exemplo. O GEZE Counter pode ser usado a longo prazo, por exemplo, numa aplicação sazonal ou específica para certos dias. Se, por exemplo, uma empresa tiver pessoal a menos por causa de redução de pessoal, o sistema pode ser usado para definir o número máximo de clientes na loja. Por fim, os dados obtidos com o GEZE Counter podem ser avaliados de várias maneiras. É aqui que entram os profissionais de vendas inteligentes e de marketing, para comparar os fluxos de clientes com o comportamento de compras, ou os fluxos de clientes com a respetiva hora do dia.
Pacotes completos específicos do setor
A GEZE ajuda-o com propostas específicas do setor, para integrar sistemas de controlo digital de admissão; quer esteja a planear um novo sistema de porta ou a verificar e expandir um sistema existente.
O pacote completo de serviços da GEZE consiste em:
- Consultoria
- Desenvolvimento de soluções
- Planeamento de projetos
- Produtos
- Instalação
- Serviço pós-venda.
Os nossos longos anos de experiência no mercado e o know-how correspondente falam por si nas soluções desenvolvidas de forma personalizada.
Entre em contacto connoscoServiço total de criação e manutenção
A GEZE oferece serviços abrangentes para a instalação e manutenção de sistemas. Claro que também disponibilizamos as instruções de montagem correspondentes.
Serviço abrangente desde o início
A par do planeamento, da instalação e da manutenção dos sistemas, a GEZE também disponibiliza aconselhamento e serviços personalizados para soluções especiais. Para nós, as suas exigências e necessidades em termos da implementação moderna do controlo de admissão são desafios que aceitamos com todo o gosto.