Foco nas megatendências: a GEZE em tempos de transformação digital
Tomislav Jagar é membro do conselho de administração da GEZE, no qual é responsável pela área de vendas. Nesta entrevista, revela o modo como a GEZE está a lidar com os desafios da era digital enquanto empresa tradicional.
Os visitantes da feira profissional BAU puderam testemunhar e sentir uma mudança na imagem pública da empresa. Em termos concretos, como definiria a reorientação da marca GEZE, Sr. Jagar?
Sim, é verdade. É perfeitamente notória a mudança na feira profissional líder de arquitetura BAU em Munique. Apresentamo-nos como luminosos, modernos e abertos – totalmente em linha com a nossa declaração de valores: comprometemo-nos com a capacitação de edifícios habitáveis. Somos também uma marca palpável, e a feira profissional é, literalmente, um ponto de contacto para todos. Para nós, isso também significa parceria. A título privado ou profissional, interagimos com todos os visitantes em condições iguais, quer sejam clientes, parceiros ou potenciais clientes. Todos podem percecionar os nossos produtos, experiência e qualidade – e naturalmente colocar questões.
Por isso, isto significa que, para a GEZE, os produtos adquirem o lugar de destaque?
Com certeza que sim. Somos uma empresa com fortes raízes na técnica e qualidade. Mas, entretanto, tornámo-nos uma empresa internacional que exerce atividade em ambientes complexos e dinâmicos. E comprovámos repetidamente a nossa capacidade de mudar e acompanhar os tempos ao longo dos 150 anos da nossa existência. Temos capacidade de responder de forma flexível às diferentes necessidades e pretensões dos nossos clientes e parceiros. Esta capacidade começa por ouvir e compreender. A par de produtos individuais, também fornecemos pacotes sob medida e soluções personalizadas.
Ao longo dos nossos 150 anos de existência, comprovámos repetidamente a nossa capacidade de mudar e responder de forma flexível às necessidades diversificadas dos nossos clientes.
Tomislav Jagar, Gerente de Vendas da GEZEGerente da GEZE, Tomislav Jagar © Katrin Fiedler / GEZE GmbH
O que significa isto para a sua estratégia de vendas?
A nossa missão é prestar apoio a edifícios ao longo de todo o seu ciclo de vida útil. Isto significa não só fornecer produtos aos clientes, mas também prestar-lhes aconselhamento e apoio. Comprometemo-nos em prestar sempre serviços flexíveis e fiáveis. Consideramo-nos um fornecedor de soluções abrangentes e integradas que compreende verdadeiramente o valor da interligação para o objeto específico.
Por falar em interligação – qual é a importância da digitalização para o seu setor?
Para nós, a digitalização é uma atitude. Não se trata somente de tecnologia e ferramentas. Acima de tudo, envolve comunicação e formas digitais de cooperação. A tecnologia acompanha as necessidades emergentes – não ao contrário. Ao mesmo tempo, estamos a monitorizar o mundo digital de muito perto. Estamos a considerar o papel que os nossos produtos podem desempenhar e a desenvolver ideias interessantes para o futuro. Mas não vemos a digitalização como um fim em si mesmo: tem de beneficiar os nossos clientes e utilizadores. E também não podemos negligenciar os aspetos sensíveis da digitalização, tais como a segurança e a proteção de dados.
A digitalização começa com a reflexão. Não se trata somente de tecnologia e ferramentas. Acima de tudo, envolve comunicação e novas formas de cooperação.
Tomislav Jagar, Gerente de Vendas da GEZEEntão têm uma abordagem bastante holística em relação à construção e aos edifícios?
Sim, porque estamos presentes em todo o mundo. E abordamos o mundo com os olhos abertos. Com base nos nossos longos anos de experiência, visamos responder às megatendências no interesse dos nossos clientes. Sustentabilidade, urbanização, edifícios inteligentes – para nós, estas não ssão somente expressões vazias de sentido. Com as nossas soluções, visamos fornecer respostas concretas a estes desafios. Afinal, o nosso grande objetivo é possibilitar uma construção responsável e habitável.