Sistemas de porta de correr no Museu Yves Saint Laurent em Paris
Os sistemas de portas de correr automáticos da GEZE melhoram o anterior espaço de trabalho do grande designer de moda Yves Saint Laurent. Com um design elegante e discreto, uma tecnologia invisível e um conforto de passagem, salientaram o ambiente deste palacete citadino ao estilo do Segundo Império. A sede da marca de moda foi recentemente convertida num museu. Os desafios da estrutura especial das entradas altas e largas para o complexo de museus foram ultrapassados com a tecnologia de porta da GEZE.
A porta para a alta-costura – portas de correr personalizadas
A porta para a alta-costura – portas de correr personalizadas © Christophe Mirabel / GEZE GmbH
O museu atrai multidões. Os sistemas de porta de correr de vidro automáticos com poderosos acionamentos Powerdrive para as entradas altas e largas das salas de exposições demonstraram ser a escolha ideal. Ao entrar no átrio através da primeira porta de correr, o visitante fica frente a frente com os quatro retratos de arte pop nos quais Yves Saint Laurent foi imortalizado por Andy Warhol, tal como se fosse recebido pelo "mestre da casa". Com folhas de vidro escurecidas e um sistema do automatismo oculto, as portas adjacentes misturam-se com o fundo em contraste com a intensidade de cor destas imagens. Pode encontrar portas de correr automáticas de abertura ampla personalizadas com folhas de vidro pesadas dispersas por todo o complexo de museus. Estas guiam o visitante até à coleção permanente, que inclui o lendário smoking "Le Smoking", a gabardine de couro e outros itens icónicos, para as áreas com temas de exibição temporários e o estúdio.
Museu de moda com um toque pessoal
A arquitetura, o design e a tecnologia de porta tiveram de se unir harmoniosamente, uma vez que nunca houve uma grande exibição para um designer de moda. Num complexo de museus de 450 metros quadrados, os visitantes podem mergulhar no mundo da alta-costura: uma retrospetiva da vida e do trabalho de Yves Saint Laurent e exibições com temas alternados, tudo isto a partir de uma coleção de 5000 modelos de alta-costura. No centro do museu está "Le Studio", onde Saint Laurent passou três décadas a conceber as suas coleções.
Interação intensa para as portas automáticas certas
A preservação da atmosfera pessoal das salas num ambiente de museu moderno foi possível apenas com a ajuda de Pierre Bergé, o cérebro do objeto, parceiro de negócios e companheiro de vida de Saint Laurent. O esforço que Bergé empregou para contar a história da marca e o trabalho do seu amigo mostrou o nível de intensidade presente na interação entre os participantes do objeto. Estes incluem o gestor de objetos, Réda Issolah, da firma de Paris, JMR Architectes, o designer de interiores, Jacques Grange, a designer de espaços, Nathalie Crinière, e a curadora, Aurélie Samuel. Na GEZE, contribuímos desde o início para esta colaboração, especialmente no trabalho com os arquitetos.
Foi importante para nós fornecermos sugestões inspiradoras de soluções de portas para todos os intervenientes, tendo em consideração todos os fatores arquitetónicos e estéticos, bem como todos os aspetos da nova utilização do edifício. Sabíamos que muitas das exposições estariam muito próximas das entradas altas e largas, pelo que as portas teriam de ser extremamente discretas.
Philippe Eugène, Gerente da subsidiária da GEZE em FrançaEstética da porta, conforto de passagem e manuseamento fácil
Estética da porta, conforto de passagem e manuseamento fácil © Christophe Mirabel / GEZE GmbH
Inspirados pelo nosso conhecimento nos mais diversos tipos de edifícios, com as mais diversas utilizações, e com base nas opções flexíveis do nosso portfólio de produtos, apresentámos todas as soluções de portas viáveis da GEZE. Foi tomada uma decisão conjunta para utilizar portas de correr automáticas com folhas de vidro em tons de cinzento e acionamentos integrados no teto. Os sistemas de portas de correr cumprem todos os requisitos de conforto de passagem e manuseamento fácil da equipa. Naturalmente, também assumimos a coordenação da cooperação entre todas as partes envolvidas na construção. Como tal, foi possível instalar os sistemas de porta de correr e colocá-los em funcionamento de forma rápida e sem percalços.
Funcionalidades e vantagens das portas de correr automáticas
Com os sistemas do automatismo Powerdrive, a subsidiária da GEZE em França criou portas de vidro de correr automáticas personalizadas para aberturas de portas grandes:
- Harmonia com a decoração interior ao estilo do Segundo Império
- Tecnologia de porta invisível totalmente oculta no teto
- Sensores de segurança com kits de montagem no teto correspondentes
- Folhas de vidro escurecidas
- A preparação das exposições não é afetada pelas portas próximas
- Transparência sem perder a atmosfera íntima, por ex., para eventos privados
- Acesso sem barreiras fácil e automático em ambas as direções
- Abertura e retenção fiáveis e simples das folhas de correr pesadas, mesmo com uma frequência de acesso elevada
- Ajustes do tempo de permanência da abertura para a frequência de acesso
- Aumento do fluxo de visitantes: as folhas permanecem automaticamente abertas durante mais tempo
- Os mais elevados padrões de segurança pessoal: DIN 18650 e EN 16005
- Parâmetros de movimento ajustáveis individualmente: aceleração, tempo de permanência da abertura, velocidade de abertura e fecho
- Comando central através de um interruptor de programa
- Preparado para o futuro: possibilidade de ligação a um sistema de edifícios para a monitorização e alteração das funções das portas remotamente
- Apoio desde o planeamento concetual e ao longo de todo o ciclo de vida dos sistemas de porta
- Apoio da fase de construção: coordenação entre todas as partes envolvidas na construção para permitir processos fluidos
- Serviço e manutenção personalizados
- Funcionamento seguro e permanentemente fiável
- Conservação do valor e vida útil alargada
Por fim, a melhor parte, a alta-costura
Uma provocação que dá forma à moda atual
Trata-se de um dos maiores designers de moda do século XX. As criações de Yves Saint Laurent estavam em sintonia com a emancipação das mulheres e uniram a moda e a arte.
O museu apresenta muitos dos modelos de alta-costura que promoveram aquilo que é evidente na moda atual feminina, mas que era considerado provocador na década de 1960, como a gabardine e as calças de fato. Em 1966, Yves Saint Laurent vestiu mulheres num smoking como uma afirmação no movimento de emancipação. "Le Smoking" criou um novo ímpeto para os fatos de homem que Marlene Dietrich vestia desde a década de 1930 e, atualmente, as calças de fato são uma peça de roupa clássica para mulheres no mundo dos negócios e da política.
Yves Saint Laurent foi um dos primeiros designers de moda a incorporar arte nos seus designs. Os vestidos de alta-costura são apresentados ao lado das pinturas que os inspiraram, tal como "Instrumentos musicais numa mesa" de Picasso. Depois, temos o inconfundível "Vestido Mondrian", que lançou um novo foco neste artista e, desde então, tornou-se lendário.
No centro do museu encontra-se o estúdio ("Le Studio"). Com rolos de tecido, desenhos e esboços, os óculos de armação de massa na secretária e a bata de trabalho branca sobre a cadeira, tudo é mantido exatamente como estava durante a vida do designer, que faleceu em 2008.
Produtos GEZE no Museu Yves Saint Laurent
- Sistema de porta de correr linear para folhas de porta grandes e pesadas de até 200 kg por folha e amplitudes de abertura de até 3000 mm
- Sensor combinado para comando e proteção das portas de correr automáticas com quatro configurações de cortinas de luz ajustáveis
- Software para integrar os sistemas de porta com o sistema de gestão de edifícios, permitindo que os parâmetros dos sistemas de porta de correr automáticos sejam instalados de forma conveniente e mantidos de forma fiável graças aos relatórios de falhas e às funções de diagnóstico automáticos